Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Conheça a trajetória de cada indicada do Distrito 4540
O governador José Roberto Malfará e a Coordenadora das Casas da Amizade, Renata Ferreira, trouxeram ao distrito 4540 uma homenagem especial para valorizar a importância das mulheres na família rotária.
Essas mulheres deixam um pouco seus lares e seu trabalho para dedicar seu tempo ao voluntário.
E para essa primeira edição, o governador Malfará estipulou como regra, escolher as mulheres que estavam como presidentes no centenário do Rotary International, que aconteceu na gestão 2004-2005, como também, a indicação da primeira governadora do distrito.
O mesmo aconteceu com as meninas e mulheres que participam do Interact, Rotaract e as mulheres que se dedicam, até hoje, as Casas da Amizade.
Representando o Distrito 4540 estão:
ü Maria Augusta F. de Carvalho - RCRP-Jardim Paulista
ü Sirene Marley Gregoldo - RC de Ribeirão Preto
ü Vera Lúcia Castilhano Bontadini - RC de Jardinópolis
ü Zélia Aparecida de Queiroz Mantovani - RC de Ituverava
Todas elas foram entrevistadas por Adriana Fagundes, representante da Imagem pública do Distrito 4540 e contaram um pouquinho da sua trajetória, como também os desafios que enfrentaram nos momentos que assumiram a presidência do clube.
E, num bate papo super agradável, todas elas agradecem por estarem participando dessa homenagem e garantem, "fazer parte dessa indicação já é uma vitória".
“É realmente uma alegria poder trabalhar, poder administrar o distrito, porque essa é a função do governador. No meu ano, aconteceram várias atividades importantes. Como está acontecendo esse ano! Como aconteceu no ano passado! Cada ano tem que ser melhor, né? A gente tem que sempre procurar ser o melhor. E sobre essa premiação, está sendo uma alegria participar, mas, eu acho que qualquer uma de nós, que ganhar, será uma felicidade. Eu já trabalhei com todas elas e nós fazemos uma parceria. São minhas amigas queridíssimas”, enfatizou Maria Augusta.
E a história dessas rotarianas tem mais de trinta anos de história, entre elas, Sirene Marley Gregoldo que explica que, “conheci o Rotary em 1985, quando o meu filho foi fazer intercâmbio para o Japão e naquela época, a mulher não era aceita em Rotary. Era proibido a presença de mulheres em Rotary. Aí, quando foi liberada a presença das mulheres, eu fui apresentada. Eu fui a primeira mulher a ser apresentada no meu clube. E aí, você vai me perguntar, foi fácil? Não, foi dificílimo”, explicou.
Já Vera relembra com saudades o momento que entrou no Rotary Club de Jardinópolis e todos os desafios enfrentados ao longo dos anos. “Nós entramos no Rotary Club, convidado por um cunhado meu, o Gilberto Puga. Sempre adorei o Rotary. Eu estava na casa da amizade, mas, eu vivia mais o Rotary Club do que na casa da amizade. Embora eu tenha sido bem atuante na casa da amizade. Mas no Rotary, fui presidente por vários mandatos. E, minha primeira gestão, aconteceu em 2000, quando fundei o Interact, meu orgulho”, comemora.
E essa também foi a definição de Zélia Mantovani, ao relembrar sua entrada no Rotary Club de Ituverava. “Olha, eu desde criança, convivi muito com o masculino. Então eu nunca tive muita dificuldade. Eu sempre tive amizade com os meninos, com as meninas da escola e tal. O problema maior foi por eu ser a primeira mulher no meu clube. Para alguns homens e algumas mulheres, isso incomodou muito. Mas, minha equipe foi ótima”, comemorou.
E ao ser indagada sobre a premiação, uma surpresa,
“É uma honra estar concorrendo a esse prêmio. Mas, eu tenho certeza que tem uma pessoa ali que eu daria essa honra”, esclarece Zélia e entrega o nome da pessoa, na entrevista, a qual que ela está torcendo para receber o prêmio.
Isso é o mundo rotário!
Veja a entrevista completa no vídeo abaixo.
E lembre-se, as indicações terminam dia 28 de fevereiro de 2025.
VOTE AQUI
Rotaractianos, Interactianos e Casas da Amizade
“No caso dos Rotaractianos Interactianos e Casas da Amizade, seus líderes deverão apresentar a história de cada indicada aos seus associados, para que todos possam escolher aquelas que dedicaram e continuam dedicando sua vida através da solidariedade na comunidade, sendo que muitas delas já estão como rotarianas”, finaliza o governador Malfará.
PREMIAÇÃO.
O Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock acontece no próximo dia 7 de março, com uma noite de glamour, com um jantar festivo para a premiação da primeira colocada em cada categoria: Rotary Club, Interact, Rotaract e Casa da Amizade.
Os convites já estão à venda, no valor de R$ 190,00 que inclui jantar, sobremesa e bebidas.
O pagamento do convite será realizado através do PIX: 05.123.066/0001-92 (CNPJ da Associação dos Rotarianos do Distrito 4540) e os comprovantes devem ser encaminhados para [email protected] com 100% do lucro dos convites destinados a Fundação Rotária.
Reserve sua participação aqui e não esqueça de indicar sua candidata aqui e, vamos juntos, comemorar esse momento especial.
Adriana Fagundes
Imagem Pública do Distrito 4540.
Quantas vezes voce perdeu a oportunidade de demonstrar seu carinho e admiração por alguém, que de forma direta ou indireta, te proporcionou um mundo melhor! Hoje te convidamos a participar desse momento especial no Distrito 4540 - Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock
O Rotary Club é uma escola de liderança, que nos ensina a valorizar os pequenos gestos e “Dar de si, antes de pensar em si”, de acordo com o lema do Rotary International.
E em seus 120 anos de existência, muitas pessoas do Distrito 4540 do Rotary fizeram e continuam fazendo a diferença na história do clube e na sua comunidade.
E quantas vezes paramos para agradecer e valorizar a vida dessas pessoas que fazem parte da nossa história?
Por isso, o Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock chegou no Distrito 4540 do Rotary, convida cada companheiro e toda família rotária a demonstrar esse carinho, começando com as mulheres que fazem a diferença em nossas vidas.
“E olha, não foi fácil escolher a regra para esse prêmio, pois o Rotary tem o privilégio de ter muitas mulheres que são exemplo de solidariedade e que faz parte da nossa história e que nos deixa um grande legado. Mas, optamos por colocar as presidentes que fizeram parte do centenário do Rotary International em nosso distrito, como também a 1ª governadora do Distrito 4540. Agora, deixamos a decisão para você”, convida o governador José Roberto Malfará.
Para esse 1º Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock do Distrito 4540, as indicadas são:
Maria Augusta F. de Carvalho - RCRP-Jardim Paulista;Sirene Marlei Gregoldo - RC Ribeirão Preto;Vera Lúcia Castilhano Bontadini - RC Jardinópolis; e,Zélia Aparecida de Queiroz Mantovani - RC Ituverava.
Quem vai levar o troféu e inaugurar a galeria de Liderança Sylvia Whitlock do Distrito 4540?
VOTE AQUIhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSqdcojcqErPa8rI6FqXJG_Mm0OJxoEa38gU3V93KiDfCf7A/viewform
Jantar festivo
E marque na sua agenda!
07 de março de 2025, jantar festivo no VILLAS - Espaço de Festas e Eventos, localizado na Avenida Jose Osvaldo Marques, 640 - Bairro: Zona Industrial em Sertãozinho/SP.
Convites à venda, com jantar, sobremesa e bebidas, tudo incluso.
Valor do convite: R$ 190,00 através do PIX: 05123066000192 (CNPJ da Associação dos Rotarianos do Distrito 4540) e os comprovantes devem ser encaminhados para [email protected]
100% do lucro dos convites serão destinados a Fundação Rotária.
“Vote e venha demonstrar seu carinho e gratidão a essas mulheres que, há mais de 20 anos dedicam seu tempo a solidariedade. E cada um de vocês, nosso respeito e admiração, pois deixam a tranquilidade do seu lar e de sua família, para ajudar a todos que precisam”, finaliza Malfará.
Faça já sua reserva e a indicação da sua candidata e vamos comemorar juntos, esse momento especial.
Fonte: Adriana FagundesImagem pública do Distrito 4540
Valorizando a história das mulheres e meninas, governador Malfará do Distrito 4540 traz ao Brasil o Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock
As indicadas ao 1º Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock, do Distrito 4540, mulheres e meninas que há vinte anos fazem parte da liderança e presidência dos seus clubes.
Desde 1989 o Rotary International aceita mulheres em seu quadro associativo.
E no ano de 2017 o Rotary International criou o Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock, para homenagear, um associado por ano, independentemente do gênero e do tempo de associação, que trabalham ativamente na promoção do avanço das mulheres no Rotary.
E vendo a importância desse Prêmio, o governador José Roberto Malfará, gestão 2024-25, resolveu trazer ao Distrito 4540 essa premiação, escolhendo a véspera do dia das mulheres para homenagear as mulheres e meninas que dedicam sua vida ao voluntário e generosidade humana.
Para essa primeira edição, o governador estipulou como regra, escolher o centenário do Rotary International, que aconteceu na gestão 2004-2005 e homenagear as mulheres que assumiram a presidência no seu clube. O mesmo aconteceu com o Interact, Rotaract e Casas da Amizade.
De acordo com o governador, “temos muitas mulheres que merecem essa homenagem, mas, foi necessário definir critério. E, como nosso Rotary estará comemorando 120 anos, no próximo dia 23 de fevereiro, resolvemos colocar como regra geral o centenário do Rotary International. Já os líderes do Rotaract - Rafael Masson e Luciana Bomfin Rolla Abdou – do Interact, fizeram suas indicações, apresentando as meninas que se destacaram e continuam dedicando sua vida através da solidariedade dentro do Distrito 4540. E, como no Brasil temos as Casas da Amizade, a coordenadora Renata Ferreira, solicitou às presidentes que apresentassem as voluntárias que se destacam nas causas sociais, através dos seus projetos”.
E continua, “não podemos esquecer nossa história e as conquistas dessas mulheres, como também, a primeira mulher eleita governadora no nosso Distrito 4540. São mulheres dedicadas, que sempre prestam trabalhos solidários, respeitando o lema “Dar de si, sem pensar em si”, e entregando o que tem de mais precioso na sua vida, seu tempo. E as mulheres rompem barreiras, incentivando os jovens a participarem de ações solidárias, trazendo para o Rotary International seus filhos, sobrinhos e conhecidos, que passam a conhecer a história da entidade e participar do Rotakids, depois são incentivados a fazer parte do Interact, Rotaract e, finalmente, assumem lideranças no Rotary Club. Infelizmente, não conseguimos indicar todas que merecem essa premiação, mas temos a certeza que os próximos governadores estarão continuando com essa ação. Afinal, temos a felicidade de termos no distrito mulheres maravilhosas e dedicadas ao social. A cada uma de vocês, nosso muito obrigado. Por sua dedicação, amor e generosidade”, finaliza o governador, José Roberto Malfará.
Para esse 1º Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock do Distrito 4540, as indicadas são:
Distrito 4540
Maria Augusta F. de Carvalho - RCRP-Jardim Paulista
Sirene Marlei Gregoldo - RC Ribeirão Preto
Vera Lúcia Castilhano Bontadini - RC Jardinópolis
Zélia Aparecida de Queiroz Mantovani - RC Ituverava
Agora é com você, escolha a mulher que te representa no Distrito 4540. As indicações começam hoje, sexta-feira, 14/02, e termina dia 28 de fevereiro de 2025.
“No caso dos Rotaractianos e Interactianos, seus líderes deverão apresentar a história de cada indicada aos seus associados, para que todos possam escolher aquelas que dedicaram e continuam dedicando sua vida através da solidariedade na comunidade, sendo que muitas delas já estão como rotarianas”, finaliza o governador Malfará.
Ao entregar a relação do Interact, Luciana Bomfin Rolla Abdou explicou que, “foram indicadas aquelas que fizeram e continuam fazendo a diferença no Interact”.
E ao ser questionada o que significa trabalhar com esses jovens, Luciana irradiou. “Trabalhar com a juventude é tudo de bom. Há 30 anos dou aulas e isso rejuvenesce minha alma. Trabalhar com eles traz o verdadeiro sentido da vida e ao lado deles a gente consegue entender o que o outro precisa de verdade. Só quem trabalha com os jovens pode sentir a realidade do mundo. Tenho um amor profundo em cuidar dos adolescentes e isso me traz muita alegria. E minha cabeça rejuvenesce junto com eles. É prazeroso ver o aprendizado e a conquista de cada um. E, o brilho no olhar deles traz um sentido diferente a nossa vida. É fantástico. E as nossas indicadas fizeram um trabalho fantástico”, finaliza Luciana.
E de acordo com Maria de Fátima Lima (Fafá), Conselheira Distrital do Interact, “muitas das nossas indicadas estão nesse momento participando de intercâmbio, ou mudaram da nossa região, mas não poderíamos deixar de prestar essa homenagem devido ao belo trabalho que realizaram em nosso Distrito”, conclui.
As candidatas do INTERACT são:
Beatriz Meloni - RDI 19/20 – hoje em São Paulo
Beatriz Momente - RDI 21/22 – RC Ribeirão Preto
Isabela Rodrigues - RDI 18/19 – hoje no Rio Grande do Sul
Isadora Zacaro - RDI 22/23
Pérola Borges - RDI 17/18 – hoje em Portugal
Yasmin Romagnoli - Taquaritinga
Já Rafael Masson, enfatizou que “as indicadas do Rotaract vieram do Interact e que possuem tempo de casa, onde contribuíram significativamente e continuam ativas na solidariedade”.
As candidatas do ROTARACT são:
Beatriz de Souza Cacheta - Taquaritinga
Beatriz Rezende Lima - Ribeirão Preto-Oeste
Brenda Bisinotto Ribeiro - Araraquara
Danielle Elisa Baldassa - Matão
Gabriela Lara de Paula - Matão
Isabela Silvestre Bagliotti - Taquaritinga
Isadora Fernanda Zacaro - Matão-Terra da Saudade
Isadora Possancini Maia da Silva - Itaú de Minas
Julia Mafra - Itaú de Minas
Marcela Faria da Silva - Passos
Maria Clara Mingossi Abu Kamel - Matão-Terra da Saudade
Maria Julia Tiburcio de Sena - Tambaú
Maria Luiza Graciano - Ribeirão Preto-Oeste
Monique Julia Okida de Moraes - Ituverava
Naira Conti d’ Agostino
Nicolly Quiles - Monte Alto
Pamela Galvão Saccani - Matão
Essa é a oportunidade de todo rotariano mostrar seu apoio as mulheres que escolheram o Rotary Club para dedicar seu trabalho e sua solidariedade na ajuda ao próximo, “e uma oportunidade de prestigiarmos todas as mulheres que fazem a diferença em nosso distrito como rotarianas ou Damas nas Casas das Amizade. Não percam essa chance de reconhecer o trabalho de cada uma e promover o avanço das mulheres no Rotary”, finaliza o governador Malfará.
E as candidatas das CASAS DA AMIZADE são:
Adriana Regina Alves de Morais
Ana Maria H. Berbardes Gentil
Claudia Regina Pereira
Dolores Lolita Noguer Cardoso
Elaine Bontempo Rosa
Eliana Cristina Duran de Abreu
Galiana Martins
Larissa Daniele Morais Ferreira
Lúcia Correa
Lucimeire Zampieri Lima
Maria do Carmo Campos
Maria Tereza Ferreira Jabor
Marina Rizzo
Marta Edna Holanda Diojenes Yazlle
Marta Mazza Marangoni
Regina Célia Gimenes
Silvana Vilela de Souza Machado
Teresinha de Faria Marcelino Pires Correa
Vera Márcia Dezza Gomes dos Santos
Viviani Chaves Gomes
Wanda Maria Lara Gomes
VOTE AQUI
PREMIAÇÃO.
Em gratidão e reconhecimento ao trabalho que as meninas e mulheres vem dedicando ao Distrito 4540, o governador José Roberto Malfará coloca o Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock na agenda do Distrito 4540, como uma noite de glamour, com um jantar festivo para a premiação da primeira colocada em cada categoria: Rotary Club, Interact, Rotaract e Casa da Amizade.
E nesse ano, o jantar festivo será dia 07 de março de 2025, no VILLAS - Espaço de Festas e Eventos, localizado na Avenida Jose Osvaldo Marques, 640 - Bairro: Zona Industrial em Sertãozinho/SP.
Os convites já estão à venda, no valor de R$ 190,00 com jantar, sobremesa e bebidas inclusas. O pagamento do convite será realizado através do PIX: 05123066000192 (CNPJ da Associação dos Rotarianos do Distrito 4540) e os comprovantes devem ser encaminhados para [email protected]
100% do lucro dos convites serão destinados a Fundação Rotária. Faça já sua reserva e a indicação da sua candidata e vamos comemorar juntos, esse momento especial.
JANTAR DANÇANTE
CARDÁPIO
Bebidas: • Refrigerante Coca-Cola e Guaraná/Sprit • Água sem gás • Cerveja (Antárctica Boa ou Brahma)
Entrada - Ilha de Boteco • Isca de frango • Calabresa acebolada • Mandioca Frita • Quibinho • Bolinha de queijo ouriço • Coxinha • Espetinho de frios (presunto, queijo e pimenta biquinho) • Mix de azeitona, cebolinha e tomate cereja • Caponata • Cesta de pães variados e torradas
Jantar • Arroz Branco • Escondidinho de bacalhau • Medalhão de frango ao molho branco • Macarrão alho e óleo ou ao molho sugo • Purê de batata com bacon e muçarela • Salpicão
Sobremesa • Sorvete de creme com calda de banana
HOTEIS INDICADOS EM SERTÃOZINHO/SP
O Distrito 4540 do Rotary fez uma parceria com 2 hotéis de Sertãozinho/SP, próximos do evento, com um valor especial para a família rotária. São eles:
Hotel Bandeirantes - diária com desconto - Endereço: Via Marginal Francisco Vieira Caleiro, 1600 - Alto dos Bandeirantes, Sertãozinho - SP, 14171-198 - Telefone: (16) 3942-5455
Apto Luxo Individual: R$ 140,00
Apto Luxo Duplo: R$ 230,00
Apto Luxo Triplo: R$ 285,00
As diárias já incluem café da manhã, serviço de quarto e estacionamento como cortesia.
Ibis Hotel - R. Fioravante Sicchieri, 100 - Alto da Semar, Sertãozinho - SP, 14179-560 - Telefone: (16) 2105-9191
Diária com desconto
Individual com café - R$ 220,00
Duplo com café - R$ 240,00
No ato da reserva, em ambos hotéis, favor informar que é do Rotary para aplicarem o desconto.
PRÓXIMA PREMIAÇÃO
E a partir da gestão 2025-26, qualquer associado pode indicar uma companheira para o prêmio, desde que esteja em dia com suas obrigações rotárias.
Para essa premiação o governador José Roberto Malfará deixa como sugestão o período de indicação das candidatas de 1º de setembro a 30 de dezembro, de cada gestão, e a premiação na primeira quinzena de março do ano seguinte.
Adriana Fagundes
Imagem pública Distrito 4540
No mês de fevereiro, o Rotary International está celebrando 120 anos de prestação de serviços e dedicação à construção de um mundo melhor. Para marcar esta data especial, a Fundação Rotária convida você a se juntar à campanha "120 Anos de História, Comemore Fazendo o Bem!".
De 1 a 28 de fevereiro, convidamos você a investir R$120,00 ou múltiplos desse valor para o Fundo Anual da Fundação Rotária. Sua contribuição será um presente para o mundo e irá apoiar projetos transformadores que impactam positivamente comunidades em todo o planeta.
Ao participar da campanha, você possibilita que esta rede global de pessoas em ação siga trabalhando para promover a paz, a saúde, a educação e o desenvolvimento econômico. Sua contribuição se unirá a milhares de outras, multiplicando o impacto e construindo um futuro mais promissor para todos.
Junte-se a nós nesta celebração e faça a diferença!
Vamos, juntos, fazer o bem no mundo!
Para contribuir e saber mais sobre a campanha "120 Anos de História, Comemore Fazendo o Bem!", visite o site da Fundação Rotária: https://my.rotary.org/en/donate
Sobre a Fundação Rotária
A Fundação Rotária, uma entidade sem fins lucrativos, é o braço filantrópico do Rotary International, responsável por receber e distribuir fundos para apoiar programas humanitários e educacionais desenvolvidos pelos Rotary Clubs e pelos distritos rotários. Sua missão é promover a compreensão mundial, a paz e a boa vontade por meio de iniciativas que transformam vidas e comunidades, por meio de projetos voltadas às áreas de saúde, educação e combate à fome.
Sobre o Rotary International
O Rotary International é uma organização global de líderes empresariais e profissionais que se dedicam a servir ao próximo e promover a paz e a compreensão mundial. Presente em mais de 200 países e territórios, o Rotary reúne pessoas de diferentes origens e culturas, unidas pelo propósito de servir e fazer a diferença no mundo.
Rotary: 120 anos celebrando o poder da ação e fazendo o bem no mundo!
Mulheres e meninas do Distrito 4540 (do Rotary, Rotaract e Interact) ganham destaque na gestão do Governador Malfará, através do Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock. As indicações acontecem no período de 1º a 28 de fevereiro de 2025. E a Premiação será no dia 8 de março. Faça já sua indicação!
Rota do Turismo
Fev 2, 2025 - 09:16
Que as mulheres estão ganhando destaque no mercado de trabalho todos sabem, mas sua maior conquista aconteceu dentro do Rotary Internacional, reconhecido pela união dos empresários, com mais de 1,2 milhão de associados ao redor do mundo e conectando pessoas. Em 1989, abriu suas portas para as mulheres.
Outro fato que vem chamando a atenção é o aumento das mulheres que estão se associando ao Rotary International, uma entidade centenária que era 100% masculina e que em 1989, decidiu, por votação na reunião do Conselho de Legislação, a admissão de mulheres aos Rotary Clubs do mundo inteiro.
E essa iniciativa do Rotary International foi e continua sendo um momento marcante, que contou com o apoio de Frank Devlyn, com um discurso que se mantém vivo até hoje, quando diz, “meus companheiros delegados, gostaria de lembrá-los de que o mundo em 1989 é muito diferente do mundo em 1905. Eu francamente acredito que o Rotary precisa se adaptar a este mundo em evolução”, enfatizou.
E, na gestão 2000-01, Frank Devlyn se tornou a primeira presidente do RI.
A resposta à decisão foi avassaladora, tanto que 1 ano depois, em junho de 1990, o número de rotarianas havia disparado para mais de 20.000 mulheres. Crescendo cada vez mais. conquistou no mundo 195.000 em julho de 2010 (em torno de 16% do quadro associativo) e em julho de 2020 ultrapassou 277.000 (cerca de 23%).
E o Distrito 4540 comemora essa conquista. “Hoje temos tem nosso quadro social 1450 associados, dos quais 23% são mulheres, que nos traz um lado mais solidário. a família rotariana defende a *diversidade, equidade e inclusão*, ao valorizarmos a diversidade e celebrarmos contribuições dos seres humanos de todas as origens, independentemente de idade, etnia, raça, cor, habilidade, religião, status socioeconômico, cultura, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero.”, comemora o governador Malfará.
*Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock*
Com o crescimento do número de mulheres, o Rotary International criou o *Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock* que homenageia um associado por ano – independentemente do gênero e do tempo de associação – por trabalhar ativamente na promoção do avanço das mulheres no Rotary.
O prêmio, originalmente, foi estabelecido por um grupo de rotarianos em 2017, em homenagem à Dra. Sylvia Whitlock, a primeira mulher a presidir um Rotary Club e alguém que liderou mudanças para mulheres em todo o mundo por meio do Rotary International.
Sylvia Whitlock nasceu na cidade de Nova York, mas foi educada até o ensino médio em Kingston, Jamaica.
Ao retornar à cidade de Nova York, se formou em psicologia no Hunter College e trabalhou para as Nações Unidas, como Secretária de Estatística, no Edifício da Secretaria em Nova York, antes de se mudar para a Califórnia para iniciar uma carreira em Educação.
Na Califórnia, ela obteve um mestrado, cum laude, em Educação pela Cal Poly, Pomona, e um Ph.D., cum laude, em Educação, pela Claremont Graduate School, seguido de outro mestrado em Terapia de Casamento e Família pela Azusa Pacific University.
Iniciou uma segunda carreira como terapeuta, sendo licenciada pelo Board of Behavioral Sciences da Califórnia.
Em 1982, enquanto reitora de uma escola primária em Duarte, CA, foi convidada a ingressar no histórico Ex- Rotary Club de Duarte. Sylvia tornou-se presidente daquele clube em 1987, ano em que a Suprema Corte dos Estados Unidos determinou que o clube fosse reintegrado, tornando-a a primeira mulher no Rotary Mundial a dirigir um clube como presidente. Ela foi presidente duas vezes, secretária, tesoureira e representante da Fundação.
Em nível distrital, ela presidiu o comitê do Teste Quádruplo de Discurso por seis anos, o Comitê de Bolsas Educacionais por seis anos, recebendo um Prêmio de Serviço do DG Don Aikin e Subsídios Simplificados por dois anos. Foi governadora assistente, apresentadora nos Institutos de Governadores e palestrante em convenções e reuniões de Rotary Clubs, aqui e no exterior, incluindo África do Sul, Jamaica, Washington e Texas.
Whitlock apoia uma série de causas beneficentes. Estabeleceu uma clínica de AIDS na Jamaica e continua a apoiar a Piyali Girls School perto de Calcutá, Índia .
E, em 2021, o Conselho Diretor decidiu incluir Sylvia Whitlock como premiação oficial do Rotary International.
Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock no Distrito 4540 do Rotary
E neste ano, o governador *José Roberto Malfará* resolveu estender essa premiação para as mulheres do Distrito 4540 do Rotary, promovendo a premiação no Brasil.
E convida, "essa é a chance dos companheiros reconhecerem o incrível trabalho que as mulheres estão fazendo no seu clube. E incentivar o avanço das mulheres no Rotary Club".
Participe dessa premiação. Indique as mulheres no distrito 4540, que se destacam, no período de 1° à 28 de fevereiro, com a premiação marcada para o dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher.
Premiação: As primeiras colocadas (Rotary, Rotaract e Interact) receberão um troféu que será entregue no jantar especial, dia 8 de março, e que terá 100% da renda do lucro das vendas dos convites, destinada a Fundação Rotária. E a campeã do Rotary Club no Distrito 4540, terá sua foto na galeria da fama.
Para receber o prêmio, deve estar em dia com seu clube!
Faça parte desse Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock no Distrito 4540. Faça já sua indicação aqui
Você conhece as conquistas das mulheres no Rotary Internacional?
Veja a seguir o Cronograma da história das mulheres no Rotary, divulgado pelo Rotary International.
1950 - Um Rotary Club da Índia propõe uma emenda para eliminar a palavra “masculino” dos Estatutos Prescritos para o Rotary Club durante o Conselho de Legislação que se reuniu na Convenção do Rotary de 1950 . 1964 - A programação do Conselho de Legislação contém emenda proposta por um Rotary Club em Ceylon (atual Sri Lanka), solicitando a admissão de mulheres nos Rotary Clubs. Os delegados votam a retirada da proposta. Duas outras propostas solicitando que mulheres fossem elegíveis à associação honorária também são retiradas.
1972 - À medida em que mulheres adquirem mais destaque em suas profissões, mais clubes começam a solicitar permissão para admiti-las. No Conselho de Legislação de 1972, um Rotary Club dos EUA propõe a admissão de mulheres ao Rotary.
1977 - Três propostas pela admissão de mulheres são encaminhadas ao Conselho de Legislação para consideração na Convenção de 1977. Um clube brasileiro propõe que mulheres sejam admitidas a título de associadas honorárias. O Rotary Club de Duarte, EUA, admite mulheres em seu quadro associativo violando os Estatutos do RI e os Estatutos Prescritos para o Rotary Club. Devido a tal violação, o clube é desativado em março de 1978, sendo reativado apenas em setembro de 1986.
1980 - O Conselho Diretor do RI e Rotary Clubs da Índia, Suécia, Suíça e Estados Unidos propõem uma emenda segundo a qual deveriam ser removidas dos Estatutos e Regimento Interno do clube e do RI, quaisquer referências aos associados que dessem a entender que eles fossem do sexo masculino.”
1983-86 - Em processo movido pelo clube de Duarte, em 1983, o Tribunal Superior da Califórnia dá vitória ao Rotary International mantendo que mulheres não deveriam ser admitidas em Rotary Clubs naquele estado. Em 1986, o Tribunal de Justiça da Califórnia reverte a decisão, evitando que a provisão fosse adotada. A Suprema Corte da Califórnia se recusa a ouvir o caso, o qual é encaminhado à Suprema Corte dos EUA.
1987 - Em 4 de maio, a Suprema Corte dos Estados Unidos decide que Rotary Clubs não podem impedir a admissão de mulheres em seu quadro associativo. O Rotary declara que qualquer Rotary Club nos Estados Unidos tem permissão de admitir mulheres qualificadas. O Rotary Club de Marin Sunrise, na Califórnia (antigo Larkspur Landing) é fundado em 28 de maio, tornando-se o primeiro clube a admitir mulheres depois da decisão da Suprema Corte dos EUA. Sylvia Whitlock, do Rotary Club de Duarte, Califórnia, foi a primeira mulher a ser presidente de um Rotary Club.
1988 - Em novembro, o Conselho Diretor do RI reconhece o direito de Rotary Clubs no Canadá admitirem mulheres com base em uma lei canadense semelhante à sustentada pela Suprema Corte dos Estados Unidos.
1989 - Em sua primeira reunião após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos em 1987, o Conselho de Legislação aprova a admissão de mulheres ao quadro associativo de Rotary Clubs de todo o mundo.
1990 - Em junho, existem aproximadamente 20.200 rotarianas no mundo inteiro. A revista The Rotarian publica um artigo sobre as mulheres no Rotary.
1995 - Em julho, oito mulheres se tornam as primeiras governadoras de distrito: Mimi Altman, Gilda Chirafisi, Janet W. Holland, Reba F. Lovrien, Virginia B. Nordby, Donna J. Rapp, Anne Robertson e Olive P. Scott.
2005 - Carolyn Jones começa seu mandato como a primeira mulher a servir como curadora da Fundação Rotária.
2008 - Catherine Noyer-Riveau assume o mandato de diretora, tornando-se a primeira mulher a integrar o Conselho Diretor do RI.
2012 - Elizabeth Demaray começa seu mandato, tornando-se a primeira mulher a servir como tesoureira do RI.
2013 - Anne Matthews começa seu mandato como a primeira mulher vice-presidente do RI.
2019 - Brenda Marie Cressey inicia mandato como a primeira mulher a servir na função de vice-chair da Fundação Rotária. Entre abril e junho de 2019, ela foi a chair da Fundação, a primeira mulher a servir neste cargo também.
2020 - Em outubro, Jennifer Jones torna-se a primeira mulher indicada à presidência do Rotary International. Seu mandato começou em 1º de julho de 2022.
2024 - Stephanie Urchick, novamente uma mulher assume à presidência do Rotary International, com a seguinte orientação aos Rotary Clubs, “apólio continua sendo a nossa principal prioridade e requer nosso total compromisso. Com isso em mente, convido todos vocês a se tornarem campeões do Plano de Ação para que possam mudar seus clubes para melhor e manter o Rotary forte. Isso depende de nós. Vocês fazem a magia acontecer a cada projeto concluído, a cada doação, a cada novo associado. A Magia do Rotary pode potencializar o que motiva seus clubes locais. Vocês podem "intensificar A Magia do Rotary" trazendo novas pessoas à nossa família. *Vocês podem "liberar A Magia do Rotary" empoderando meninas e mulheres*. Vocês podem "promover A Magia do Rotary" arrecadando fundos para mudar o mundo".
"Com essas palavras, da presidente Stephanie Urchick, fica o nosso convite a todos os companheiros do nosso distrito e o apoio dos presidentes para fazermos uma bonita cerimonia, indicando quais são às mulheres que merecem estar na *Galeria da fama. Recebendo o Prêmio de Liderança Sylvia Whitlock no Distrito 4540* votem e compartilhem essa ideia”, finaliza o governador Malfará.
Marque na sua agenda:
indicaçâo: de 1° a 28 de fevereiro - clique aqui
jantar de premiação: 8 de março
local e valor do convite: em breve será divulgado
Fonte: Adriana Fagundes Imagem pública do Distrito 4540 do Rotary
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.